Diferença entre Maquiagem Cruelty Free e Vegana

Olá, pessu! Nesse post quero falar sobre maquiagem cruelty free e vegana, precisamente sobre a diferença entre esses dois termos. Acredito que muitas pessoas não sabem o que significam esses termos, por isso, quero compartilhar essa informação com vocês.

Você sabia que muitas marcas ainda fazem testes em animais? Isso já é meio cringe, mas muitas marcas ainda insistem em explorar os animais mesmo não sendo necessário. Os testes em animais não são mais necessários, pois, já existem testes alternativos para isso, como, por exemplo, o teste in vitro.

Em contrapartida, estão surgindo muitas marcas cruelty free e veganas, e isso é maravilhoso. Essas marcas não visam apenas o lucro e se preocupam com os animais e são elas que devem ser valorizadas e respeitadas no mercado.

 

O Que é Maquiagem Cruelty Free?

Esse termo significa: livre de crueldade. Dito isso, maquiagens e cosméticos cruelty free são produtos “livres de crueldade animal”, ou seja, livres de testes em animais. Isso significa que as marcas não utilizam animais como hamsters, coelhos e até mesmo cachorros para testar seus produtos.

Contudo, nem todos os produtos cruelty free são veganos, visto que, muitas marcas cruelty free contam com ingredientes de origem animal na composição dos seus produtos. Além disso, marcas cruelty free podem financiar, ou ser envolvidas, com práticas que exploram animais como, por exemplo, alguns desfiles de moda.

 

Como Saber se Uma Maquiagem ou Cosmético é Cruelty Free?

Existem alguns selos que podem facilitar nessa hora. Mas é importante tomar cuidado com eles, pois, alguns não são oficiais. Ter escrito na embalagem “não testado em animais” não é o suficiente. Os produtos precisam atingir vários critérios antes de serem considerados cruelty free.

Além disso, muitas marcas utilizam os selos oficiais sem autorização, por isso, pesquise bem sobre a marca antes de adquirir qualquer produto. Para facilitar você pode utilizar o site da peta: https://crueltyfree.peta.org/ para verificar se a marca que você procura é livre de testes em animais.

Alguns selos oficiais cruelty free:

selos oficiais cruelty free

O Que é Maquiagem Vegana

A maquiagem vegana além de ser livre de testes em animais também conta com o diferencial de ser livre de ingredientes de origem animal na composição. Diferente das marcas cruelty free, as marcas veganas não apoiam ou patrocinam eventos com exploração animal.

Além disso, a empresa “mãe”, se houver, das marcas veganas também não realizam testes em animais ou apoiam exploração animal. Toda a fabricação dos cosméticos veganos dessa marca, incluindo terceirizados, não passa por testes em animais.

 

Como Saber se Uma Maquiagem ou Cosmético é Vegano?

Minha melhor dica é: faça pesquisa e busque informações. Não confie 100% nas marcas, digo mais, duvide até mesmo dos selos. Na minha opinião a melhor forma de saber se um produto é realmente 100% vegano é pesquisando e buscando informação sobre a marca.

Aliás, existem marcas que não contam com selo de vegana, mas são 100% veganas. Então, busque sempre mais informações. Você pode me seguir no Instagram para ficar por dentro das marcas cruelty free e veganas: https://www.instagram.com/andriellysuzani

 

Lista com Indicação de Produtos Cruelty Free e Veganos

Aliás, eu fiz um artigo em parceria com o site mybest, onde indico meus 7 produtos favoritos de maquiagem cruelty free e vegana. Lá eu conto um pouco sobre cada um dos produtos indicados e faço uma make completa só com produtos veganos. Acesse e saiba mais: Lista de Favoritos Veganos

 

Conclusão

Minha mensagem final é: opte por produtos cruelty free e veganos. Não contribua com empresas que exploram animais.

Espero que tenham gostado desse post. Se inscreva aqui no blog para não perder nenhum post. A inscrição é gratuita, é só colocar seu e-mail no campo de inscrição e esperar chegar meus novos posts no seu e-mail.

Se tiver dúvida deixe nos comentários. Veja também: 6 Opções de Bases Nacionais Cruelty Free e Veganas5 Opções de Perfumes Nacionais Veganos

*Esse post contém parceria paga

One thought to “Diferença entre Maquiagem Cruelty Free e Vegana”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *